Você está voltando para Dakar como o atual campeão na Classe T3, e você ganhou esta categoria quatro vezes; o que alimenta sua paixão por correr no Dakar?
Francisco: Esta categoria está mais competitiva do que nunca, por isso estou sempre trabalhando em novas estratégias e novas formas de pensar, principalmente com tantos anos de experiência. Sim, tive a sorte de vencer nas categorias T3 e T4, mas o aprendizado nunca pára. Evoluir nesse esporte me faz bem e me fortalece. Aprendi que os pilotos mais fortes e melhores serão os que cometerem menos erros, não necessariamente os mais rápidos. Aqueles que são mais estratégicos em sua corrida geralmente são os que saem por cima!
O que você aprendeu desde o último Dakar, e o que você vai fazer diferente indo para o Rally de 2023?
Francisco: O Rally Dakar 2023 vai ser completamente diferente de todos os outros anos em que participei. Vai ser muito mais técnico, com muitas dunas, o que vai ser uma grande oportunidade para mim e para minha estratégia.
Então, o Dakar está chegando. Conte-nos como você está se preparando para a corrida.
Francisco: A preparação para o Rali Dakar começa muito cedo. Trabalhar de perto com meu co-piloto e minha equipe mecânica é uma parte importante da preparação e não perdemos tempo. É uma corrida tão competitiva e cada pequeno detalhe conta. Você tem que fazer ajustes e afinar cada detalhe e cada aspecto para ser competitivo. Temos muita paixão e amor por isso e estamos ansiosos para colocar o planejamento em prática.