Chaleco López

Com nove participações do Rally Dakar e várias vitórias, Chaleco López é uma inspiração e um competidor feroz para todos os outros pilotos neste ano. Confira o que o motiva a continuar.

Quando você pensa em Dakar, muitas vezes pensa em Francisco “Chaleco” López. Esta lenda do Dakar participou do rali nove vezes em várias categorias e atualmente está se preparando para sua décima corrida no Dakar (e quinta na categoria de UTV´s). Saindo da emoção de vencer o Campeonato Mundial de Rally-Raid, todos os olhos do Dakar estão voltados para o Francisco Chaleco. Conversamos com Chaleco em sua casa no Chile.

Can-Am: Foram 12 meses emocionantes; o que você tem feito desde o Rally Dakar de 2022?
 

Francisco Chaleco: Foi um ano difícil e desafiador nas corridas off-road. Tenho disputado o Mundial de 2022, que começou em Abu Dhabi, depois rumou ao Marrocos e por fim à Andaluzia, onde ganhei o título. Mas não se trata apenas de correr este ano; estou sempre fazendo alguma coisa em casa em Santiago, seja ciclismo, moto ou treino funcional, estou sempre fazendo alguma coisa!

 


 

Você está voltando para Dakar como o atual campeão na Classe T3, e você ganhou esta categoria quatro vezes; o que alimenta sua paixão por correr no Dakar?

Francisco: Esta categoria está mais competitiva do que nunca, por isso estou sempre trabalhando em novas estratégias e novas formas de pensar, principalmente com tantos anos de experiência. Sim, tive a sorte de vencer nas categorias T3 e T4, mas o aprendizado nunca pára. Evoluir nesse esporte me faz bem e me fortalece. Aprendi que os pilotos mais fortes e melhores serão os que cometerem menos erros, não necessariamente os mais rápidos. Aqueles que são mais estratégicos em sua corrida geralmente são os que saem por cima!

 

O que você aprendeu desde o último Dakar, e o que você vai fazer diferente indo para o Rally de 2023?

Francisco: O Rally Dakar 2023 vai ser completamente diferente de todos os outros anos em que participei. Vai ser muito mais técnico, com muitas dunas, o que vai ser uma grande oportunidade para mim e para minha estratégia.

 

Então, o Dakar está chegando. Conte-nos como você está se preparando para a corrida.

Francisco: A preparação para o Rali Dakar começa muito cedo. Trabalhar de perto com meu co-piloto e minha equipe mecânica é uma parte importante da preparação e não perdemos tempo. É uma corrida tão competitiva e cada pequeno detalhe conta. Você tem que fazer ajustes e afinar cada detalhe e cada aspecto para ser competitivo. Temos muita paixão e amor por isso e estamos ansiosos para colocar o planejamento em prática.

 

Fora das corridas, adoro estar com a minha família e amigos. Além disso, adoro andar de moto.

                                                                                                Chaleco Lopez

 

Quando pensamos em Dakar e na categoria dos UTV´s, seu nome é quem a maioria das pessoas pensa. Qual é o legado que pretende construir nas corridas e no Dakar?


Francisco:
 Procuro inspirar ao máximo a próxima geração de atletas. Quero construir esse legado dentro e fora das competições.

 

O que as pessoas não sabem sobre a experiência do Rally Dakar que você acha que realmente as surpreenderia?

Francisco: As pessoas dizem que é uma corrida muito difícil, e é conhecida por ser a mais difícil do mundo, mas a maioria das pessoas não sabe que no final do rali, percorremos 9.000 km (5.500 milhas). É muito tempo sentado e sendo competitivo; você realmente tem que estar preparado, não apenas fisicamente, mas mentalmente também.

Enquanto você está correndo, você está ouvindo música? Se sim, quais são suas músicas favoritas?

Francisco: Bem, eu tenho uma playlist pessoal que toco todos os dias e todas as noites. Eu amo rock; é uma das minhas paixões e me ajuda a me manter motivado.

 

Muito obrigado por nos receber hoje, Francisco Chaleco. Boa sorte no Rally Dakar deste ano!

Descobrir Molly Taylor

Voltar à página Dakar