Gerard Farres

Correndo em seu 16º Rally Dakar, Gerard Farrés já viu de tudo e fez de tudo, exceto por uma coisa: levar para casa o 1º lugar. Veja por que ele acha que o evento é tão exigente fisicamente e mentalmente.

Com um coração de ouro e uma paixão pela vida off-road, Gerard Farrés não é estranho ao Rally Dakar. Tendo competido 15 vezes no rali (sim, você leu bem:… 15), e com 4 quatro delas na categoria de UTV´s, Gerard não é estranho à tarefa mental e física da corrida mais dura e longa do mundo. No ano passado, Gerard ficou em 2º lugar na categoria T4 e, este ano, está de olho no primeiro lugar. Nós o encontramos entre seus treinos em Barcelona.

 

Can-Am: Foram 12 meses emocionantes para você; o que você tem feito desde o Rally Dakar de 2022?
 

Gerard Farrés: Se você me conhece, sabe que passei os últimos 12 meses pensando neste próximo Dakar! Preparar, treinar – é preciso ter muito foco, e conseguir tempo para treinar com meu Can-Am Maverick X3 é uma grande parte disso. Mas não se trata apenas de correr para mim, mas também de cuidar da minha família, minha mãe, minha esposa e minhas filhas. Portanto, os últimos 12 meses foram de grande equilíbrio entre treinar e estar com minha família.

 

 


 

Você competiu no Rally Dakar em 2009, e está no quarto ano consecutivo em um Can-Am Maverick X3 com a Can-Am South Racing; o que o leva a correr mais um ano no Dakar?

Gerard: Esta será a minha 16ª participação no Rally Dakar. Eu competi e obtive pódio com uma motocicleta, bem como terminei em dois segundos lugares na classe UTV com meu Can-Am Maverick X3. Estou sempre trabalhando para melhorar a cada ano e, no final das contas, o sonho é vencer o Rally Dakar

 

Então você competiu no Dakar 15 vezes, e esta será sua 16ª. Conte-nos o que você aprendeu e o que você vai fazer de diferente indo para o Rally de 2023?

Gerard: O Rally Dakar é uma corrida muito tática. Não se trata apenas de ser rápido. Isso não vai ganhar a corrida. É sobre quem é capaz de resolver problemas o mais rápido possível. Para vencer o Dakar, é preciso cuidar da mecânica do veículo e dar um jeito de superar e seguir em frente. Não seria considerada a corrida mais difícil do mundo se você não tivesse que superar muitos obstáculos e ser um pensador estratégico. Pessoalmente, adoro esta corrida, pois você sempre aprende algo novo.
 

Quando me aposentei das corridas de moto, foi porque vi um Can-Am no deserto de Marrocos e, depois de experimentá-lo, sabia que tinha que correr meu próximo Dakar em um Can-Am Maverick X3. Então, obrigado Can-Am por tudo que você faz!

                                                                                                Gerard Farrés



Sabemos que você tem uma grande paixão por corridas e off-road, e já conquistou muito; qual é o legado que deseja construir?

Gerard: Honestamente, é ser o melhor que posso e melhorar a cada dia. Existe uma frase que diz: “Vencer é superar barreiras”, e eu quero fazer parte disso. É competir de forma justa e ética. Ser um profissional dentro e fora da pista. Como atletas em um cenário internacional, é nosso dever ser um modelo para a próxima geração de pilotos.…. É isso que me faz continuar e é isso que quero para o meu legado.

 

Isso é incrível. Sei que todos sentimos sua paixão durante as corridas e depois. Obrigado por compartilhar isso. Então, o Rally Dakar 2023 está chegando em breve; como você está se preparando para este próximo?

Gerard: É muito sobre treinamento físico e mental. Faço o máximo que posso em treinos de longa distância para ajudar a simular ao máximo as etapas do Dakar. Há muito treinamento mental e psicológico para o qual preciso me preparar, então medito para ajudar nisso. A única coisa que você sempre pode esperar no Dakar é o inesperado, então temos que estar prontos. Também tento pilotar o máximo possível o meu Can-Am Maverick X3 e também tenho um simulador que ajuda no meu treinamento. Outra grande parte disso é cuidar da minha família. Isso me dá estabilidade e me fortalece tremendamente.

Então, conversamos sobre suas corridas, mas estamos todos curiosos para saber o que você faz quando não está competindo?

Gerard: Provavelmente não será uma grande surpresa que, quando não estou competindo, esteja passando meu tempo com minha família ou praticando esportes. Tenho muitas mulheres na minha vida, e com essas mulheres seria impossível competir. Quando digo mulheres, quero dizer minha mãe, minha irmã, minha esposa e filhas. Eu tenho que me comportar com elas! [Risos] LOL!

 

E a música? O que você ouve quando está correndo ou apenas se divertindo?

Gerard: Essa é difícil porque eu amo todos os tipos de música! Rolling Stones, Bruce Springsteen, Metallica, AC/DC, Dover…. Honestamente, eu amo tudo isso!

 

Muito obrigado, Gerard, por responder às nossas perguntas. Você tem mais alguma coisa a acrescentar?

Gerard: Sim! Eu queria dizer que a Can-Am realmente revolucionou o mundo dos quadriciclos e UTV´s. O veículo tem tudo. É divertido, é aventureiro, você sempre sente aquela descarga de adrenalina.…

 

Bem, obrigado, Gerard, por tudo o que você faz! E boa sorte no Rally Dakar 2023!

Descobrir AJ Jones

Voltar à página Dakar