Sabemos que você já corre há algum tempo; conte-nos um pouco sobre sua história nas corridas.
Rokas: Meu início de carreira foi competindo em corridas de kart. O sucesso lá e o fato de ter conquistado um título nacional me inspiraram a seguir uma carreira no automobilismo. Desde então, tenho competido em vários ramos do automobilismo, incluindo rally, rallycross e rally raid.
Minhas conquistas automobilísticas mais notáveis incluem vencer o Campeonato Europeu de Rallycross da FIA em 2018, na primeira tentativa. Ser indicado como melhor piloto da Lituânia duas vezes e terminar em terceiro lugar no Rally Dakar de 2022 foi um momento muito emocionante para mim.Sou o lituano mais jovem a participar no rali Dakar e até fui nomeado Best Rookie (Melhor Novato). As posições de liderança ao longo do Rallye do Marrocos 2022 resultaram na primeira vitória, seguido pelo sucesso no Rali da Andaluzia 2022, onde subi ao pódio depois de conquistar uma vitória na Classe T4. No momento, eu detenho o título de Campeão do Mundo, o que é realmente ótimo!
Como você mencionou, você ficou em terceiro lugar na Classe T4. O que você aprendeu desde o último Dakar, e o que você vai fazer indo para o Rally 2023?
Rokas: No primeiro ano, conheci o Dakar, habituei-me à disciplina da prova mais difícil do mundo e, depois de analisar tudo, acho que não mudaria nada. Eu pilotaria da mesma forma, mantendo a cabeça fria. Estou pronto para dar o meu melhor e, claro, curtir a competição mais difícil de todas, mais uma vez.