Entrevista com Austin Jones

Entrevista com Austin Jones, promissor piloto americano no Rally Dakar de 2022

 

"É muito mais do que apenas dirigir um carro pelo deserto muito, muito rápido. É complicado."

Entrevistamos o promissor piloto americano Austin Jones durante os preparativos para o Rally Dakar de 2022 na Arábia Saudita. Falando conosco de Phoenix, AZ, Austin corre pela equipe South Racing Can-Am em mais uma participação no Dakar.

Vindo de alguns resultados sólidos este ano nas competições de rally europeu com seu Maverick X3, Austin nos fala sobre a preparação para o Dakar, como manter seus mecânicos felizes, como explica seu trabalho - e como a “abordagem” dele no Dakar o fez um piloto melhor na América do Norte.

 

Can-Am: Como estão as coisas aí, AJ?

AJ: Estão indo muito bem. Só estou tentando deixar tudo pronto antes de sairmos daqui. 

Está chegando a hora! Existe alguma coisa que você possa realmente fazer ao longo do ano para se preparar para Dakar, vindo dos Estados Unidos?

AJ: Sim, definitivamente. Fazemos muitos testes nas dunas. Temos uma réplica do carro de corrida aqui em Phoenix e fiz toda a temporada FIA de Rally nesse ano. Essas provas nos preparam melhor e ajudam muito no treinamento de navegação. Na verdade, há uma quantidade razoável de pessoas que fazem planilhas de navegação para nós também em Nevada, Arizona e outros lugares. Então treinamos bastante, e realmente rodamos com o carro o máximo possível pra acumular o máximo de experiência.

E você já foi à Europa para fazer testes durante o ano?

AJ: Sim. fiz todo o campeonato mundial com meu navegador, o Gugelmin e nos tormamos campeões mundiais na nossa categoria. Tive a chance de ir a Portugal e dar uma olhada na oficina da South Racing e fazer muitos testes lá com os novos UTVs. Eles estão indo muito bem.

Quais suas expectativas para o Dakar 2022?

AJ: Estou muito animado com isso. Estou animado porque estou familiarizado com o país, a Arábia Saudita, estou muito mais familiarizado com o andamento da corrida e como um Dakar é preparado, e com o que encarar em um Dakar, realmente. Eu diria que por 365 dias, tudo em que estive pensando é voltar lá e tentar novamente. Nós pensamos muito sobre isso, e com a experiência acumulada, realmente tenho uma ideia melhor do que esperar e coisas assim. Então, sim, estamos nos sentindo muito bem com isso. Estamos entusiasmados.

Como é esse processo ser piloto e ter que correr com aquela planilha e seu navegador, Gustavo Gugelmin? Demora um pouco para entrar no ritmo?

AJ: Sim, quero dizer, é como qualquer outra coisa. Quer dizer, você começa um pouco nervoso, mas após cerca de 20 quilômetros, tudo se torna exatamente como você fez anteriormente. Você consegue ver o fluxo voltando, e você entra num bom ritmo, e tudo começa a se encaixar. No entanto essa parceria com o Gugelmin está bem afinada após tantas provas juntos e estaremos prontos para entrar em nosso ritmo. - Isso é fantástico. A navegação do Gustavo o ajuda a atacar o trajeto sem tê-lo visto? É um bom recurso contar com essas observaçõesda planilha do rally? AJ: Sim, 100%. O Gugelmin dá muito mais informações do que eu apenas sentado lá olhando para a planilha. Ele definitivamente faz a diferença, assim como nos alertas de perigos também. Se algo parece ruim, ele diz que é um “Duplo” ou um “Triplo Perigo” então já sabemos que é muito pior do que vemos e enfrentamos isso com cautela. Então, sim, as notas definitivamente são fundamentais. É muito importante que tenhamos boas e confiáveis anotações ​​e que ele se comunique bem comigo. 

A entrega de resultados confiáveis ​​a cada dia é um dos aspectos mais desafiadores do Dakar? Ou há outras coisas que você diria que o desafiam mais?

AJ: Sim, eu diria a consistência disso. Ser capaz de correr em um ritmo bom e rápido e não cometer erros por 12 dias consecutivos, por mais de 250 quilômetros, geralmente todos os dias é mentalmente e fisicamente desgastante. Portanto, você realmente precisa estar no máximo da sua capacidade. Você tem que ser consistente tanto quanto possível. Um dos aspectos mais importantes é manter tudo consistente em todos os dias do rally, porque posso garantir que 90% das pessoas, não terão um dia bom, todos os dias. Algo sempre acontecerá. Portanto, tente reduzi-los ao mínimo e ser o mais consistente possível. Esse é realmente o nome do jogo.

 

Quando as coisas acontecem durante a corrida, os mecânicos vão descobrir. Como é essa pressão por 12 dias seguidos?

AJ: 100% tenso. Voltamos para o acampamento e eles dizem, “Aconteceu alguma coisa? Algo que você quer que vejamos? " e coisas assim. E eu tipo, “Sim, desculpe. Eu amassei uma barra aqui. Sinto muito, mano. Eu sei que você vai ter que consertar isso. Eu sinto Muito." Então sim, quanto mais legal você é com eles, mais legais eles são com você. Algo que eu gosto na equipe é que todos que trabalham para a equipe são muito legais. E nos damos muito bem - é por isso que sei que sempre temos um UTV muito bom, todas as manhãs, quando saímos para a largada.

O que você faz fora do carro que o ajuda em uma corrida tão longa?

AJ: É muito bom voltar para o bivouac e é uma loucura nesses ralis - quando você está no meio do nada, torna-se meio primitivo: tudo o que você realmente quer é uma boa cama, uma boa comida e um banho! Mesmo na Arábia Saudita, é como se estivesse em casa quando você tem tudo o que precisa. Isso realmente ajuda mentalmente, como minhas próprias músicas e coisas assim. Só para tentar nos manter calmos e não nos deixar levar pela loucura da corrida. 

E quando algo louco acontece enquanto você está no carro ou algo quebra ... como você lida com isso? Grita em seu capacete? O que acontece?

AJ: [risos] Sim, algumas palavras são ditas, e geralmente bem alto. O Gugelmin já me conhece. Ele sabe: “Ok, AJ vai pirar por um minuto. Mas assim que ele parar de enlouquecer, podemos voltar ao normal. ” Quando situações como essa acontecem, nós paramos lá por um segundo, pensando “O quê ?! Isso acabou de acontecer conosco! ” O que nós vamos fazer? Pare e observe a situação por um minuto. E então, imediatamente, comece a trabalhar no carro, comece a usar as ferramentas e realmente se adaptar e superar, fazer o que puder para chegar ao fim, tentando resolver o mais rápido possível.

Você não pode sentar aí, pensar em algo e gritar. Para cada segundo que você senta lá e enlouquece, é mais um segundo que você não está dirigindo em direção à linha de chegada, e isso é um tempo valioso.

A South Racing vem desenvolvendo o Maverick há alguns anos, eles são os mesmos UTVs de corrida de antes?

AJ: Tenho corrido com a South Racing há um bom tempo e sim, é uma loucura o quanto os carros mudaram, e eles estão ficando cada vez melhores e mais dominantes. Quando estive na oficina em Portugal onde preparam os veículos, vi todo o trabalho feito e vi a prancheta onde fazem as alterações. Eu vi as especificações do UTV do ano passado. E agora, as especificações para este UTV 2022. É incrível quanto trabalho eles fizeram e quanta pesquisa e desenvolvimento eles realmente colocaram nisso. E apenas pequenas coisas que você não pensaria que realmente fazem diferença. Pegue 10 dessas pequenas coisas e tudo ficou muito melhor. Eles melhoram constantemente. É bom fazer parte de uma equipe na qual eles realmente dedicam seu tempo e esforço para tornar esses carros os mais perfeitos possíveis para nós.