Entrevista com Molly Taylor

"Sou uma piloto de rali de terceira geração e meus pais se conheceram em ralis."

Participar do Rally Dakar pela primeira vez não é uma tarefa fácil. A piloto de rally australiana Molly Taylor está pronta para o desafio. Conversamos com Molly entre as corridas em Melbourne, Austrália.

Para quem não lhe conhece, conte-nos um pouco sobre você e de onde você é.

Bem, eu nasci e fui criada em Sydney, e por 4 anos em um colégio interno no interior de New South Wales. Agora estou morando em Melbourne perto da praia, mas realmente passo a maior parte do tempo na estrada atualmente. Adoro estar ao ar livre, explorando e enfrentando coisas que me desafiam. Normalmente tenho 1000 projetos diferentes em andamento, mas não acho que faria de outra maneira. Tenho muita sorte de ter uma família próxima e adoro passar o máximo de tempo possível com eles quando estou no país.

O que a levou às corridas, especificamente as corridas off-road?

Sou uma piloto de rali de terceira geração e meus pais se conheceram em ralis. Minha mãe é navegadora e foi quatro vezes campeã australiana de rally, então foi uma grande influência na minha carreira. No entanto, eu só comecei a fazer rally quando tinha cerca de 16 anos, depois de visitar a escola de rally que meu pai dirigia na época. Depois da minha primeira experiência de dirigir na terra, fiquei viciada! Sempre adorei assistir o rally Dakar, mas só me envolvi no off-road de maneira adequada através do Extreme E.

Sabemos que você acabou de completar seu primeiro rally cross country, como foi essa experiência?

Foi absolutamente incrível! Os primeiros dias foram muito esclarecedores, pois é muito diferente do que estou acostumada, especialmente quando vi o tamanho das dunas de areia em Abu Dhabi. A sensação de dirigir pelas dunas foi muito divertida e adorei o desafio dessas longas etapas. Realmente foi diferente de tudo que eu já experimentei, e devo dizer que já estou viciada.

Algum momento que realmente se destacou durante aquele rali?

Queremos tudo, o bom, o ruim, o estressante ... Acho que o Dia 2 realmente se destacou porque foi quando encontramos as grandes dunas pela primeira vez. Pareciam do tamanho de montanhas e isso era de tirar o fôlego. As primeiras grandes travessias de dunas foram estressantes! Fiquei muito impressionada com a capacidade do Can-Am de escalá-los e depois disso comecei a realmente gostar. Além disso, dirigir pelo terreno era surreal, tantas vezes não havia nada além de dunas até onde você podia ver em todas as direções e realmente parecia que você estava em outro planeta - ou às vezes sua única companhia eram alguns camelos!

Como correr na Austrália se compara ao que você experimentou até agora ao correr no Oriente Médio?

Tem sido tão diferente. Estar no deserto, na areia, é diferente de qualquer rali que já fiz antes na Austrália. Embora o melhor do automobilismo é que, independentemente de onde você estiver, uma coisa que sempre parece a mesma é a camaradagem entre as equipes envolvidas. Dessa forma, era como se estivéssemos entrando em outra casa longe de casa.

Portanto, agora temos o próximo Dakar, que será o seu primeiro Dakar, como você se sente ao participar?

Todas as sensações! Estou tão animada, mas com certeza também estou nervosa. Eu acho que ainda parece um pouco surreal porque tem sido um sonho da minha lista de desejos por tanto tempo, mas nunca tão real. E agora parece que tudo se encaixou de forma relativamente rápida, então não acho que compreendi totalmente ainda.

Você está fazendo algo especial para se preparar para uma corrida tão longa?

Eu sempre treino muito para o rally Extreme E, porém focar na adaptação ao calor e treinamento de resistência será mais forte. A maior área de preparação para mim será pegar o que aprendi em Abu Dhabi e aplicá-lo no rali de Ha'il, já que essas experiências de competição são inestimáveis, pois tenho muito a aprender em um curto espaço de tempo. - Se você pudesse usar uma palavra para explicar como é a preparação para o Dakar, qual seria essa palavra? Completa!

Você já teve que explicar a amigos ou familiares o que você faz para viver?

A maioria dos meus amigos e família tem uma boa ideia, mas provavelmente uma maneira simples de explicar seria como dirigir uma montanha-russa sem trilhos!

As corridas off-road são certamente uma categoria à parte. Como você explicaria como é para alguém que nunca passou por isso. Tentando ir de A para B em um trecho desconhecido e solto, mudando o ambiente de maneira imprevisível, da maneira mais rápida possível. A maior e melhor aventura de adrenalina que você pode imaginar.

Mais alguma coisa que você gostaria de compartilhar conosco?

Obrigada por me receber na equipe South Racing Can-Am e tudo isso realmente parece um sonho que se tornou realidade!

Muito obrigado por conversar conosco hoje Molly, e boa sorte no Dakar! Estaremos torcendo por você!